top of page

Funcionamento do Sistema de Aquecimento Solar Banho

Atualizado: 14 de jul. de 2022

Motivada pela crise do petróleo, começaram a surgir no Brasil nos anos de 1970, o sistema de aquecimento solar residencial, mas nesse período ainda não havia no mercado profissionais que implantassem um sistema de aquecimento de água.

O tempo fez com que o mercado se desenvolvesse e ficasse cada vez mais exigente com o decorrer dos anos, e a qualidade do sistema que tem por função aquecer água com energia solar precisou ficar cada vez melhor, mas com um preço mais baixo, pois a junção desses dois fatores caminharam juntas para que o sistema de aquecimento de água se popularizasse.

Aquecer água com energia solar é a melhor maneira de economizar energia elétrica e ainda assim ter a água sempre quente no chuveiro ou na torneira, pois o processo de aquecimento ocorre por meio do calor do sol, que é uma fonte de energia gratuita e que não prejudica de maneira alguma o meio ambiente.

De uma maneira simples, o sistema de aquecimento de água pela energia solar é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório térmico (Boiler).

A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

Também chamado de Boiler, o reservatório térmico, que é o local onde fica armazenada a água aquecida. Ele consiste em cilindros de cobre ou inox que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC. A água é conservada aquecida até que seja consumida.

No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.

O calor então cruza as aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são fabricadas em cobre. Depois disso, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório do sistema de aquecimento de água.

A função do reservatório térmico no sistema de aquecimento solar residencial é como uma caixa d'água. Ela é a responsável por fazer com que a água armazenada fique sempre quente no aquecedor solar.

Para se realizar o processo de dimensionamento do sistema de aquecimento de água, será fundamental saber quantas pessoas irão fazer uso do sistema todos os dias, a duração e a quantidade de banhos diários e quantos chuveiros serão alimentados com água quente.

Todo sistema de aquecimento de água precisa contar com um sistema auxiliar de aquecimento, pois ele será o responsável por fazer com que nunca falta água quente.

Quando o tempo fica chuvoso ou nublado por muitos dias ou a casa recebe muitas visitas e o número de banhos aumenta muito acima do que havia-se calculado inicialmente, o sistema de aquecimento auxiliar então entra em operação para garantir que não falte água quente. Ele pode ser a gás ou elétrico.

Nesses casos de banhos excessivos, o chuveiro elétrico pode ser usado normalmente e sem complicações, contudo a verdade é que devido ao nível de insolação do Brasil, o sistema auxiliar para aquecer água com energia solar é acionado poucos dias durante o ano.

Aquecer água com energia solar é uma ótima solução para o ambiente e para o seu bolso. Trata-se de uma fonte de energia que é ecologicamente correta, que não traz nenhum tipo de prejuízo ao meio ambiente. O sistema de aquecimento de água é vantajoso economicamente, pois tem baixo custo para quem usa e é uma excelente forma de reduzir a conta de luz.

Outra vantagem do sistema de aquecimento solar residencial está no fato de além de proporcionar o acesso a uma energia classificada como limpa, essa mesma fonte é ainda gratuita e inesgotável.

A economia na conta de luz é rapidamente sentida, pois para funcionar o sistema de aquecimento de água depende apenas do sol. Em um período que varia entre 24 e 36 meses após a instalação, o sistema se pagará por meio de toda a economia que foi acumulada na conta de energia elétrica.

No Brasil, optar por aquecer água com energia solar é uma ótima ideia pois a radiação solar aqui é muito alta e o desempenho dos aquecedores solares por consequência é excelente.

A manutenção do sistema de aquecimento solar residencial tem ficado cada vez mais baixa, pois as novas tecnologias estão atuando diretamente no funcionamento do sistema e ele é muito durável. Sua vida útil costuma ultrapassar 15 anos.

Dicas para maximizar o desempenho do sistema de aquecimento de água:

- Durante o banho, deve ser usada a menor quantidade de água possível, assim maximizando utilização da que está armazenado no reservatório térmico;

- Os banhos podem ser tomados no período da tarde ou à noite, pois nesses períodos há uma maior temperatura da água no reservatório;

- Os vidros dos coletores devem ser lavados duas vezes ao ano e a água de todo o sistema deve ser drenada pelo menos uma vez por ano para que sejam eliminadas as impurezas que ficaram acumuladas na tubulação.

Fato é que não tem como viver sem a energia, porém já existem maneiras de se cooperar com o meio ambiente e isso pode ser feito por meio do uso de fontes de energia limpas, como a energia solar e a dos ventos.




55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
3146791_whatsapp_logo_icon.png
bottom of page