Assenco

Assenco



Assenco



Assenco



Assenco



Telefones: (15) 3231-7008 / -
Whatsapp: (15) 98114-9048
Engenheiro da Assenco pesquisa uso da energia solar em Sorocaba

Engenheiro da Assenco pesquisa uso da energia solar em Sorocaba


Compartilhar:
Engenheiro da Assenco pesquisa uso da energia solar em Sorocaba Assenco

“ Estudo da eficiência energética através de coletor solar plano,
para aquecimento de água residencial na região de Sorocaba ”

Introdução
A crise de energia gerada o ano de 2001 que culminou com o “apagão” em todo o país, nos fez pensar que deveríamos focalizar os estudos na busca e utilização de alternativas para a economia de energia nos lares brasileiros.

Um dos pontos que nos levou a pensar neste objetivo foi um fator considerado crítico, que esta ligado ao aquecimento da água, utilizado principalmente nos banhos, e responsável pelo maior consumo de energia elétrica, correspondendo à aproximadamente 30%.

Considerações
Uma das principais características de nossa sociedade, é o aumento cada vez maior da demanda por abastecimento energético. Esta é a condição para a existência de nossa indústria, nossos meios de transporte e até mesmo a agricultura e a vida urbana.


Por não observar estas características e também por não acompanhar as mudanças que estas imprimem, o Brasil sofreu o racionamento de energia. Isto trouxe inúmeros problemas, que geraram aprendizados e a procura pela economia de energia e utilização de fontes alternativas. 
 

O Sol, além de fonte de vida, é a origem de toda as formas de energia que o homem vem utilizando durante sua história e pode ser a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz que esta estrela constantemente derrama sobre nosso planeta.

Brilhando a mais de 5 bilhões de anos, calcula-se que o Sol ainda nos privilegiará por outros 6 bilhões de anos, ou seja, ele está apenas na metade de sua existência e lançará sobre a Terra, só neste ano, 4000 vezes mais energia que consumiremos. Frente a esta realidade, seria irracional não buscar, por todos os meios tecnicamente possíveis, aproveitar esta fonte de energia limpa, inesgotável e gratuita.

Para a captação desta energia, um dos métodos é utilização do coletor solar plano, objeto de estudo do projeto de pesquisa. A tecnologia nacional para o projeto e instalação já existe há muito tempo no País mas ainda não foi totalmente difundida, sendo utilizada em um restrito número de residências e em outras aplicações.

Inicialmente a finalidade de estudar a eficiência deste método de captação, foi para que sua aplicação fosse melhor dimensionada e difundida para a região de estudo, pois existe variações devido a localidade e a disposição da montagem que influenciam na performance do coletor.
Atualmente a pesquisa esta sendo melhorada na captação de dados, através de sistema digital.

Devido a sua importância no contexto nacional, a pesquisa realizada, também será avaliada em um dos capítulos para obtenção de titulação de mestre em Sistemas Prediais e Energia desenvolvido na Unicamp.

                                                                                                                                                                                        Professor Engº Valdeci de Oliveira